Copa São Paulo 2024,  Corinthians,  Futebol,  Futebol Masculino

Revelar ou ser campeão? Danilo faz os dois!

Foto: Instagram / Arquivo Pessoal

Em 2022, o Corinthians protagonizou uma das piores, se não a pior, campanha da Copa São Paulo no atual formato. Diogo Siston não conseguiu fazer o Corinthians passar do Resende-RJ e caiu logo na sequência da eliminação na 3ª fase.

Em meio a esse cenário surge o nome de Danilo Andrade, Zidanilo, ou simplesmente Danilo. Técnico do extinto Sub-23 que passaria a assumir o Sub-20 do Timão, ainda com a sombra de “amigo do presidente”.

Os primeiros meses foram de reformulação, chegada de novos jogadores, ascensão de outros do Sub-17 e assim foi formada a base que culminou na 11ª taça da Copa São Paulo. Para encurtar um pouco a história, em seu primeiro ano, Danilo levou o Sub-20 a final do Brasileirão e ao estadual da categoria.

A Copinha do ano passado tinha tudo para consolidar o nome do ídolo corinthiano como treinador, mas os ossos do ofício de um comandante da categoria de base atacaram. Depois de uma primeira fase convincente, o candidato ao título viu diariamente um titular ir para o time profissional que estava em vias de estrear no Paulistão.

O auge do desmanche foi o desfalque de três jogadores as vésperas da partida contra o Sport na segunda fase de mata-mata, que sentenciou a eliminação do Corinthians. A torcida não quis nem saber e Danilo virou alvo.

Mais uma vez precisou reorganizar as peças, subir novos atletas da categoria debaixo, reservas ganharem a titularidade. E mais uma vez o Corinthians deu a volta por cima.

Segundo colocado no Grupo 1 do Brasileirão, eliminou o Grêmio com duas vitorias e se credenciou à briga pelo título. Só que no meio do caminho não tinha uma pedra, tinha um Luxemburgo ávido para lançar novas promessas. E lá se foram Moscardo, Pedro, Wesley e Felipe Augusto, todos titulares de Danilo. A temporada terminou sem título.

Nesses dois anos, o sub cedeu 13 jogadores ao time profissional para ao menos uma partida, desses, quatro foram vendidos na ultima temporada: Pedro, Felipe Augusto, Moscardo e Murillo. E em 2024, sem sofrer com baixas para o profissional, o Corinthians, de Danilo Andrade, conquistou seu primeiro título de expressão.

Siga a Rádio Coringão nas Redes Sociais

www.instagram.com/radiocoringao
www.facebook.com/radiocoringao
www.twitter.com/radiocoringao

Inscreva-se no canal da Rádio Coringão no Youtube
www.youtube.com/radiocoringao

Assine o Canal da Rádio Coringão no Whatsapp
https://whatsapp.com/channel/0029VaEEb1pEFeXnBY9Eil2H

Mande sua mensagem para o whatsapp da Rádio Coringão
https://wa.me/message/KNV4VN3ZYNFRN1

Rádio Coringão – De torcedor, para torcedor #vaicorinthians